Vitaminas: quando bem dosadas no organismo, elas valorizam a beleza natural da pele e muito mais

0
686
Vitaminas: quando bem dosadas no organismo, elas valorizam a beleza natural da pele e muito mais

Vitaminas são muito mais importantes do que podemos imaginar.

A pele, unhas e cabelos estão frequentemente expostos aos danos relacionados à exposição ambiental como fumaça de cigarro, má alimentação, poluição do ar e radiação ultravioleta. A produção de radicais livres e a utilização de antioxidantes que equilibrem a oxidação celular da pele faz parte do metabolismo humano. Porém, nessas situações extremas, o corpo produz mais radicais livres do que os antioxidantes conseguem “suportar” e os resultados aparecem: pele envelhecida, sem brilho, flácida e algumas ruguinhas.

Para ajudar a restabelecer o equilíbrio, a área da estética e cosmetologia não abre mão das poderosas funções de algumas vitaminas em especial: A, C, D e E. Saiba mais sobre elas!

Vitamina A

A vitamina A é o nome de um grupo de retinoides solúveis em gordura (lipossolúvel), que incluem o retinol, retinal e ésteres de retinilo. É envolvida em diversas funções, mas especificamente para o ramo da estética e cosmetologia, a vitamina A é importante por auxiliar na renovação das células da pele, conferindo suavidade, brilho e maciez. Além disso, favorece unhas e cabelos, deixando-os mais fortalecidos.

Nos alimentos você não vai encontrá-la pronta, somente nas formas de “pré-vitaminas” ou “pró-vitaminas”: retinol e éster de retinol (pré-vitaminas; alimentos de origem animal), carotenoides (pró-vitaminas de origem vegetal; beta-caroteno, alfa-caroteno, beta-criptoxantina). Dentro do corpo todas as formas serão convertidas em retinal e ácido retinoico, as formas ativas de vitamina A.

A vitamina A é utilizada pela via tópica em forma de cremes (retinol palmitato ou vitamina A palmitato), peelings (ácido retinoico), ou via oral como suplemento alimentar (carotenoides, retinol ou vitamina A).

Vitamina C

A vitamina C, também chamada de ácido L-ascórbico, é solúvel em água (hidrossolúvel) e está naturalmente presente em alguns alimentos, ou então é adicionada em outros. Há muitos anos é utilizada na área da estética e cosmetologia para promover o rejuvenescimento e clareamento da pele, seja por via tópica, como cremes e emulsões (palmitato de ascorbila), ou oral (vitamina C), como suplemento alimentar.

As vantagens de sua utilização é que favorece a produção de colágeno na pele, melhora a retenção hídrica e a elasticidade, reduz manchas (melasmas) por atuar nos melanócitos e age como antioxidante, combatendo os radicais livres.

Vitamina E

A vitamina E é do tipo lipossolúvel, encontra-se naturalmente nos alimentos e também pode ser adicionada em outros. Essa vitamina compreende um conjunto de 8 compostos com atividades antioxidantes distintas: alfa, beta, gama e delta-tocoferol; alfa, beta, gama e delta-tocotrienol). A forma alfa-tocoferol é a única, até então, reconhecida por atender aos requisitos do organismo humano.

Por ser solúvel em gordura, vai atuar reduzindo a quantidade de radicais livres que degradam os lipídios (gorduras) das membranas celulares. Por via tópica ou oral pode ser utilizada como alfa-tocoferol.

Vitamina D

Assim como as vitaminas A e E, a vitamina D também é lipossolúvel e seu importante papel em todos os processos metabólicos do corpo tem chamado atenção nos últimos anos. Está presente em alguns alimentos, mas sua maior fonte é a solar. A forma da vitamina obtida dos raios solares é biologicamente inerte para nós e precisará passar por duas hidroxilações (reações) dentro do corpo para ser ativada, uma no fígado e a outra no rim, resultando na forma ativa chamada calcitriol.

A vitamina D tem diversas funções, dentre elas a regulação do crescimento das células e redução da inflamação. A utilização da vitamina tanto em forma tópica quanto via oral não é muito comum na área da estética, mas traz benefícios em geral ao manter a saúde das células da pele e agir como anti-inflamatório natural.

Quer saber mais sobre os benefícios das vitaminas contra os danos ambientais e do dia a dia para ressaltar a beleza de seus pacientes? O curso de Envelhecimento Saudável e Antiaging destaca essa técnica e muito mais. Acesse: