As sementes de abóbora são compostas de ácidos graxos mono e poli-insaturados, grande teor de fibras, albuminas, cucurbitacina, sais minerais (principalmente zinco, magnésio e potássio, vitaminas do complexo B) sais do ácido fólico (folatos) entre outros tipos de nutrientes.

Com isso, o uso medicinal da semente é comum em vários povos, como os chineses, que são especialistas quando o assunto é medicina natural.

Semente de abóbora é um poderoso anti-inflamatório e age contra as doenças da próstata e do sistema urinário

Por ter a substância cucurbitacina, a semente de abóbora é anti-inflamatória e age principalmente contra as doenças da próstata e do sistema urinário. Ela é ainda um ótimo vermífugo para adultos e crianças e quando cozida em água, é opção para o tratamento de bronquite.

O especialista Jonny Bowden, da Universidade Clayton, nos EUA, fez em 2008 uma lista dos dez alimentos para os quais damos pouca atenção, mas são ricas fontes de vitaminas e nutrientes.

Nessa listagem aparece a semente de abóbora, por ser uma boa fonte de magnésio, e, segundo estudos franceses, pessoas com altas taxas de magnésio no sangue, têm 40% menos chances de sofrer uma morte prematura do que aqueles com baixos índices.

Sementes de abóbora também beneficiam a pele, os cabelos e a saúde dos olhos

Rica em vitamina E, o consumo diário da semente ajuda no combate ao envelhecimento precoce da pele e das células. Ela é também é composta por vitamina A, que previne doenças como a degeneração macular.

O óleo extraído da semente de abóbora, usado tanto interna quanto externamente, auxilia no tratamento de queda de cabelo, pois combate o DHT (Di-hidrotestosterona), hormônio que penetra nos receptores dos folículos pilosos, iniciando um processo de enfraquecimento e perda dos cabelos.

Semente de abóbora deve ser consumida crua

As sementes são mais terapêuticas se consumidas frescas e cruas, com ou sem casca. O ideal é deixá-las de molho durante a noite e batê-las num suco ou vitamina pela manhã.

A versão torrada e salgada, como normalmente é comercializada, não apresenta o mesmo valor terapêutico da semente crua.

Pós Graduação Envelhecimento Saudável e Antiaging

Deixe aqui seu Comentário

Loading Facebook Comments ...