Nutrição estética – valorização do corpo e da beleza através do cuidado nutricional
Homens e mulheres lutam diariamente para ter um corpo que agrade, uma pele lisinha, unhas perfeitas e cabelo impecável. E a nutrição estética pode ajudar muito nisso.
Para isso, os tratamentos estéticos são os mais diversificados e, a cada dia que passa, são mais procurados por pessoas das mais variadas idades.
Embora sejam eficazes e ofereçam bons resultados, os procedimentos precisam de uma ajudazinha da pessoa: a alimentação correta!
Entenda mais sobre isso no post de hoje!
Índice
Importância da nutrição estética
Para que a pele, as unhas e o restante do corpo estejam bonitos, precisam estar saudáveis. Isso só é possível quando é oferecida a quantidade de nutrientes adequadas para a manutenção do metabolismo, e estes nutrientes são obtidos por uma alimentação saudável.
Quando a pessoa tem uma alimentação desequilibrada, com excesso de carboidratos simples, excesso de gordura saturada e sódio, pode desenvolver uma deficiência nutricional.
O resultado é um conjunto de desordens estéticas que afetam unhas, cabelos, pele (com acne e manchas, por exemplo), celulite, flacidez, estrias, gordura localizada e levam até ao envelhecimento precoce.
Assim, a nutrição estética visa melhorar as condições nutricionais para ter como consequência um corpo todo melhor. Como não é possível estabelecer uma só fórmula para saber o que você precisa, é necessária a avaliação profissional individual. Só assim, o equilíbrio nutricional poderá ser conquistado.
É válido lembrar que além da alimentação equilibrada e rica em antioxidantes, é necessário manter a hidratação em dia. A ingestão adequada de água e minerais ajuda a adiar o envelhecimento da pele.
Alimentos que podem ajudar na nutrição estética
Peixe
Além de serem ricos em proteínas leves, o salmão, atum, arenque e sardinha são ricos em Ômega 3 e devem estar presentes na alimentação.Hortaliças
O ideal é variar nas hortaliças e nunca deixar de comer, pois são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Vegetais folhosos de cor verde-escuro como o espinafre são ótimos para combater os radicais livres. Já as alaranjadas, como a cenoura, são fonte de betacaroteno.Castanhas
Ricas em selênio, um ótimo antioxidante, as castanhas de caju, castanha do Pará, amêndoas, nozes devem estar presentes na alimentação. É ótimo para o colágeno, por exemplo.Frutas
Também são fontes de vitaminas, minerais e fibras. As vermelhas possuem ação antioxidante e anti-inflamatório. Já as cítricas possuem abundância de vitamina C, que ajudam a fortalecer o sistema de defesa do organismo.Sementes e produtos integrais
A quinoa é excelente fonte de proteínas, fibra, vitaminas e minerais. Já a linhaça é rica em Ômega 3 e o Gergelim, rico em cálcio e fósforo, além de gordura de boa qualidade.A quantidade a ser consumida será definida pelo nutricionista, mas, você pode e deve colocar esses itens em sua alimentação diária.
Todos eles são importantes para a estética e diminuem processos inflamatórios no organismo. Os com antioxidantes ajudam também a retardar o processo de envelhecimento. Já as fibras auxiliam no trânsito intestinal, garantindo ainda mais a saúde. Além disso, dão a sensação de saciedade e ajudam a perder ou manter o peso.
Você fica atento à nutrição estética no seu dia a dia? Compartilhe conosco através dos comentários!
Deixe um comentário