Chega o final do ano, e logo no início de dezembro começam as festas de confraternização. São inúmeras. Dos amigos, parentes, da empresa, festinhas na escola do filho. Até chegar de fato o natal, já colocamos o pé na jaca. Para evitar os quilinhos extras, anote algumas dicas, mas lembre-se, aproveite a data sem paranoias, somente evite alguns alimentos e, principalmente, tome muita água e cuidado com as calóricas bebidas alcoólicas.

De acordo com a nutricionista Monica Dalmacio, manter o peso não é uma missão impossível durante o período de confraternizações. Para controlar o peso, bom senso é sempre bem vindo.

Uma dica é coma de tudo, porém, em pequenas porções. “Para evitar os quilinhos extras no final de ano é preciso beber muita água e ser moderado com as bebidas alcoólicas. Na hora de ir ao restaurante ou a um jantar na casa de parentes, o segredo é verificar todas as variedades de comida antes de fazer o prato e assim, selecionar o que mais lhe agrada”, diz.

Não fique muito tempo sem comer para não exagerar depois. Nos dias de festa, não se deve ficar mais do que 3 horas sem comer. Quem pretende ajudar na ceia, precisa tomar cuidado  para não ficar beliscando os alimentos.

Aqueles que não resistem à tentação dos doces calóricos, uma opção é montar uma cesta de frutas de todas as cores. A gelatina e o sorvete de frutas também podem ser consumidos sem culpa.

O importante é não jogar fora as conquistas do ano. “Lembre-se o quanto é difícil perder peso, portanto, se puder, planeje com antecedência, se imponha uma meta e por fim, não abandone os exercícios nesta época”, finaliza.

 

 

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A Dra. Monica Dalmacio é a nutricionista consultora do Fantástico, do programa Medida Certa. É professora convidada da Dra. Ana Carolina Puga e coordenadora da Pós-Graduação de Nutrição Estética e Esportiva do Nepuga.