Os benefícios dos alimentos funcionais

Você sabe algo sobre alimentos funcionais? Não? Então talvez seja a hora de conhecer um pouco mais sobre eles e os benefícios que trazem à saúde. Aqui no Brasil o conceito de alimentação funcional ganhou força nos últimos anos, mas pelo mundo já está disseminado faz tempo, afinal, surgiu no Japão, no início da década […]

Você sabe algo sobre alimentos funcionais? Não? Então talvez seja a hora de conhecer um pouco mais sobre eles e os benefícios que trazem à saúde. Aqui no Brasil o conceito de alimentação funcional ganhou força nos últimos anos, mas pelo mundo já está disseminado faz tempo, afinal, surgiu no Japão, no início da década de 80.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, alimento funcional é aquele que “além das funções nutricionais básicas, quando consumido, como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde”. Ou seja, eles têm um papel importante na redução do risco de doenças por conta de substâncias bioativas, mas precisam ser consumidos com regularidade e dentro de uma dieta equilibrada.

Vamos ver alguns alimentos funcionais que podem ser facilmente encontrados e inseridos no dia a dia?

Alimentos funcionais para inserir em sua dieta

1. Água de coco

Ela é um isotônico natural e eficiente contra doenças do aparelho urinário. Rica em potássio, evita cãimbras e desidratação.

2. Cereais Integrais

Selênio, manganês, cobre e zinco estão muito mais presentes na versão integral do que na refinada do arroz. Carboidrato de baixo índice glicêmico, ajuda estabilizar os níveis de insulina, além de diminuir riscos de doenças cardiovasculares. Já no caso da aveia, estudos comprovaram que seu consumo também controla a glicemia – uma fibra solúvel, chamada betaglucana, reduz a absorção do açúcar. Como o arroz, a aveia auxilia na saúde do coração, diminuindo a pressão arterial e os níveis de colesterol. Combate os radicais livres e fornece ao corpo uma infinidade de nutrientes.

3. Azeite

As gorduras monoinsaturadas do azeite ajudam a prevenir problemas do coração. Ele também auxilia na diminuição do risco de tumores, como cânceres de pulmão e mama. Além disso, pesquisadores da Universidade Harokopio, em Atenas, confirmaram os benefícios do azeite para a saúde dos ossos: ajuda a fixar minerais importantes como cálcio e fósforo.

4. Chá-verde

A bebida contém polifenóis e catequinas, o que lhe confere efeito antioxidante, antiinflamatório e anticarcinogênico. Em pessoas que não são sensíveis ao efeito da cafeína, o chá verde reduz a pressão sanguínea. Ele também protege contra Alzheimer e melhora a função celular do sistema circulatório. Estudos mostraram que pode proteger contra o glaucoma e outras doenças da visão.

5. Chocolate

As propriedades que buscamos são encontradas no amargo, com mais de 70% de cacau. São epicatequinas, catequinas e procianidinas que dão a ele um poder antioxidante três vezes maior que o do chocolate ao leite. O ácido esteárico, também presente, reduz a absorção de colesterol e aumenta sua eliminação.

6. Frutas vermelhas

Framboesa, amora, mirtilo e morango possuem uma boa concentração de vitamina C e flavonóides, essenciais para manter a pele saudável e para regular o colesterol, diminuindo os níveis de LDL, o chamado colesterol ruim.

7. Iogurtes

Eles possuem probióticos, suplementos alimentares vivos que melhoram o balanço microbiano, atuando no controle de doenças intestinais. Os probióticos são comuns em leites fermentados e auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e na absorção de nutrientes como ferro, cálcio e vitaminas do complexo B.

8. Oleaginosas

Oleaginosas como castanhas e nozes são fontes de fitoesteróis, vitamina E, ácido fólico, selênio, manganês, cálcio e magnésio. Elas ajudam a diminuir o estresse, o colesterol, os triglicérides, reduzindo bastante os riscos de doenças cardíacas. Há estudos mostrando que consumir 1 colher (sopa) cheia por dia já é suficiente para garantir os benefícios.

9. Peixes

O ômega 3, presente nos peixes marinhos (sardinha, atum, salmão) é um achado. É fundamental para o desenvolvimento do cérebro e da retina dos bebês. Também é excelente no combate às doenças do coração, diminuindo os níveis de triglicérides e as placas de gordura nas veias e artérias. Ajuda a diminuir inflamações e previne o envelhecimento precoce. Dá um up no sistema imunológico, no sono e nos quadros de depressão.

10. Uva

A uva é um caso à parte nas frutas. As mais escuras são ricas em substâncias antioxidantes principalmente nas sementes e na casca. Em pesquisas, o resveratrol e a quercetina, são relacionados à redução do risco de doenças cardiovasculares e à inibição da formação de cânceres e inflamações. As fibras presentes na fruta auxiliam no bom funcionamento do intestino. Por isso, especialistas recomendam o consumo de suco de uva integral. Você conhece outros alimentos funcionais? Divida com a gente suas dicas!

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