Nutrição estética: valorização do corpo e da beleza através do cuidado nutricional

Homens e mulheres lutam diariamente para ter um corpo que agrade, uma pele lisinha, unhas perfeitas e cabelo impecável. Para isso, os tratamentos estéticos são os mais diversificados e, a cada dia que passa, são mais procurados por pessoas das mais variadas idades. Embora sejam eficazes e ofereçam bons resultados, os procedimentos precisam de uma […]

Homens e mulheres lutam diariamente para ter um corpo que agrade, uma pele lisinha, unhas perfeitas e cabelo impecável. Para isso, os tratamentos estéticos são os mais diversificados e, a cada dia que passa, são mais procurados por pessoas das mais variadas idades. Embora sejam eficazes e ofereçam bons resultados, os procedimentos precisam de uma ajudazinha da pessoa: a alimentação correta!

Entenda mais sobre isso no post de hoje!

Importância da nutrição para a beleza

Para que a pele, as unhas e o restante do corpo estejam bonitos, precisam estar saudáveis. Isso só é possível quando é oferecida a quantidade de nutrientes adequadas para a manutenção do metabolismo, e estes nutrientes são obtidos através de uma alimentação saudável.

Quando a pessoa tem uma alimentação desequilibrada, com excesso de carboidratos simples, excesso de gordura saturada e sódio, pode desenvolver uma deficiência nutricional. O resultado é um conjunto de desordens estéticas que afetam unhas, cabelos, pele (com acne e manchas, por exemplo), celulite, flacidez, estrias, gordura localizada e levam até ao envelhecimento precoce.

Assim, a nutrição estética visa melhorar as condições nutricionais para ter como consequência um corpo como um todo melhor. Como não é possível estabelecer uma só fórmula para saber o que você precisa, é necessária a avaliação profissional individual. Só assim, o equilíbrio nutricional poderá ser conquistado.

É válido lembrar que além da alimentação equilibrada e rica em antioxidantes, é necessário manter a hidratação em dia. A ingestão adequada de água e minerais ajuda a adiar o envelhecimento da pele.

Alimentos que podem ajudar na nutrição estética

  1. Peixe: além de serem ricos em proteínas leves, o salmão, atum, arenque e sardinha são ricos em Ômega 3 e devem estar presentes na alimentação.
  2. Hortaliças: o ideal é variar nas hortaliças e nunca deixar de comer, pois são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Vegetais folhosos de cor verde-escuro como o espinafre são ótimos para ajudar a combater os radicais livres. Já as alaranjadas, como a cenoura, são fonte de betacaroteno.
  3. Castanhas: ricas em selênio, um ótimo antioxidantes, as castanhas de caju, castanha do Pará, amêndoas, nozes devem estar presentes na alimentação.
  4. Frutas: também são fontes de vitaminas, minerais e fibras. As vermelhas possuem ação antioxidante e anti-inflamatório.  Já as cítricas possuem grande quantidade de vitamina C, que ajudam a fortalecer o sistema de defesa do organismo.
  5. Sementes e produtos integrais: a Quinua é excelente fonte de proteínas, fibra, vitaminas e minerais. Já a linhaça é rica em Ômega 3 e o Gergelim, rico em cálcio e fósforo, além de gordura de boa qualidade.

A quantidade a ser consumida será definida pelo nutricionista, mas, você pode e deve colocar esses itens em sua alimentação diária.

Todos eles são importantes para a estética e diminuem processos inflamatórios no organismo. Os com antioxidantes ajudam também a retardar o processo de envelhecimento. Já as fibras auxiliam no trânsito intestinal garantindo ainda mais a saúde. Além disso, dão a sensação de saciedade e ajudam a perder ou manter o peso.

Você fica atento à nutrição em seu dia a dia? Compartilhe conosco através dos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2014-2021. Portal da Nutrição Estética.