Dados são de um levantamento do Ministério da Saúde em parceria com o IBGE
No dia 21 de Agosto o Ministério da Saúde divulgou um levantamento feito em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no qual apontou que seis em cada dez cidadãos brasileiros estão acima do peso ideal. Esse número alarmante é resultado de diversos fatores que contribuem para o aumento desse mal, como o sedentarismo e a má alimentação.
O sobrepeso e a obesidade contribuem de forma importante para a carga de doenças crônicas e incapacidades. As consequências para a saúde associadas a estes fatores vão de condições que afetam a qualidade de vida, como osteoartrite, dificuldades respiratórias, problemas músculo esqueléticos, problemas de pele e infertilidade a condições graves, como doença coronariana, diabetes e certos tipos de câncer.
As mudanças dos hábitos alimentares que vêm ocorrendo nos últimos anos têm relação direta com o aumento de peso da população, não somente no Brasil, mas no mundo inteiro. A industrialização e urbanização trouxeram hábitos que favorecem o sedentarismo e, consequentemente, o aumento da obesidade.
A obesidade é problema de saúde pública. Portanto, a implementação de medidas de prevenção e combate a obesidade devem ser prioridade.
Para evitar o excesso de peso é fundamental um estilo de vida saudável com atividade física regular e alimentação equilibrada.


Deixe um comentário