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Todos nós sabemos que o que comemos tem um enorme impacto em nosso organismo e saúde, no entanto, os hábitos de alimentação equilibrada e saudável afetam inclusive nosso processo de envelhecimento.

Comer frutas e legumes coloridos não é só conversa de mãe em nossa infância. Alguns desses alimentos, como folhas verdes, tomates bem vermelhos e as cenouras ajudam a parar as moléculas instáveis que danificarem as células saudáveis de nosso organismo. O ideal é a ingestão de cinco a nove porções por dia de frutas e legumes. Eles devem ocupar metade de seu prato de almoço e jantar e serem inseridos em outras refeições ao longo do dia.

Após os 64 anos, a principal causa da cegueira é a degeneração macular. Três antioxidantes específicos ajudam a evitar esse problema. São eles: a vitamina C, zinco e beta- caroteno. Essas vitaminas estão presentes em vegetais folhosos, como espinafre, couve. Outros produtos, como milho, pimentão, laranja e melão também possuem vitaminas que ajudam a retardar esse processo de degeneração.

Estudos já apontam que a vitamina C pode ajudar a manter a pele mais jovem, assim como a ingestão de alimentos amarelos e verdes pode prevenir as rugas.

Câncer e doenças cardíacas

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Um poderoso antioxidante é encontrado nas uvas e vinho tinto, ele se chama resveratrol e pode ajudar a diminuir suas chances de contrair câncer, doenças do coração e envelhecimento prematuro.

Diabetes

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A ingestão de cereais, grãos integrais ricos em fibras, como aveia, quinoa, cevada, trigo e arroz integral reduzem a chance do aparecimento da diabetes tipo 2. Essa mesma dieta mantém os vasos sanguíneos em condições de pico.

Alzheimer

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Os ácidos graxos ômega 3 contidos em peixes são muito benéficos para proteger seu coração, diminuir suas chances de ter um acidente vascular cerebral e até mesmo ajudam a prevenir contra a doença de Alzheimer. Os peixes indicados nesse caso são salmão, truta do lago ou atum.

Osteoporose

Cálcio e vitamina D são fundamentais para ossos fortes. Eles ajudam a prevenir osteoporose, doença comum na terceira idade.

Pressão alta e colesterol

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Estudos já apontam que o consumo de castanhas e nozes ajuda a reduzir os riscos de pressão arterial alta, níveis elevados de colesterol com a ingestão de apenas quatro amêndoas por dia e uma pequena porção de castanhas.

 

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A Dra. Monica Dalmacio é a nutricionista consultora do Fantástico, do programa Medida Certa. É professora convidada da Dra. Ana Carolina Puga e coordenadora da Pós-Graduação de Nutrição Estética e Esportiva do Nepuga.