Conheça os benefícios da água para a pele

O corpo elimina água diariamente de forma contínua, seja a partir da transpiração da pele, respiração, urina ou fezes. As perdas de fluído corporal ficam acentuadas em climas mais quentes, durante o exercício extenuante, em altas altitudes ou em idosos, cuja sensação de sede pode não ser percebida. Essas perdas devem ser substituídas todos os […]
O corpo elimina água diariamente de forma contínua, seja a partir da transpiração da pele, respiração, urina ou fezes. As perdas de fluído corporal ficam acentuadas em climas mais quentes, durante o exercício extenuante, em altas altitudes ou em idosos, cuja sensação de sede pode não ser percebida.

Essas perdas devem ser substituídas todos os dias para uma boa saúde, mas quando a ingestão não está adequada, a tendência é que fiquemos com sede ou, em situações mais agudas, desidratados.

Para a saúde e beleza da pele a água é especialmente importante. Independente se você tem pele seca, oleosa ou mista, com cravos ou espinhas, poucas ou muitas rugas, não se esqueça que ela faz parte do arsenal de cuidados diários com você mesmo. Quer saber por quê? Leia mais!

Cinco razões para beber (mais) água

Realmente, para muitas pessoas é preciso dar bons motivos para consumir água em um dia. Embora a necessidade de ingerir 2 litros de água por dia, dentre sucos, chás, alimentos e água potável, possa não ser válida para todos, não é preciso esperar a sensação de desidratação chegar para correr ao bebedouro, certo? Assim, veja cinco importantes razões para incluir mais desse líquido precioso na sua rotina!

  1. Saúde da pele. A nossa pele contém muita água e funciona como uma barreira protetora contra o meio externo, uma vez que ela controla a perda de água para que todas as células da pele fiquem saudáveis. A desidratação faz com que o rosto fique mais seco, ou seja, beber mais água e utilizar um bom hidratante facial cria uma barreira física que mantém a umidade.
  2. Equilíbrio dos fluídos corporais. Aproximadamente 70% do corpo é composto de água e as funções dos fluidos incluem a digestão, absorção, circulação, o transporte de nutrientes e manutenção da temperatura do corpo. Se tais funções não estiverem em equilíbrio, certamente sua pele vai sentir os efeitos negativos, como perda de brilho, elasticidade e maciez.
  3. Melhor funcionamento dos rins. A água auxilia no transporte de resíduos para fora das células, evitando que substâncias nitrogenadas se acumulem, como a ureia e o ácido úrico. Por serem tóxicas, seu acúmulo é maléfico para a pele. Uma dica é observar a cor e o odor da urina: quanto mais clara e livre de odor significa que sua hidratação está em dia. Além disso, beber pouca água pode aumentar a probabilidade de pedras no rim.
  4. Saúde intestinal. A hidratação adequada mantém a água fluindo ao longo de seu trato gastrointestinal e previne a constipação. Quando o cólon detecta pouca quantidade de líquido circulante, ele capta água das fezes e das reservas do corpo para se manter hidratado. Resultado? Intestino preso (constipação) e mais acne e espinha na sua pele.
  5. Músculos saudáveis. As células musculares precisam estar em equilíbrio com os seus eletrólitos para que não “murchem” e essa condição vale para as células da pele também. Quando desidratadas elas não funcionam tão bem e as consequências são o aparecimento de rugas e poros mais visíveis.

Dicas para incluir mais água no seu dia

  • Beba um copo de água antes ou depois de cada refeição. Isso ajuda a melhorar a digestão.
  • Escolha entre sucos, chás, água de coco ou água normal para que você beba mais líquidos e do jeito que preferir.
  • Consuma mais frutas e legumes. Chuchu, abobrinha, melancia, melão, são exemplos de alimentos que contêm bastante água. Cerca de 20% da nossa ingestão de líquidos vem de alimentos.
  • Mantenha uma garrafa de água com você em seu carro, na mesa do trabalho ou em sua bolsa.
  • Evite refrigerantes e álcool. São “consumidores” de água dentro do seu corpo, assim, sua necessidade aumenta.
  • Exercícios extenuantes exigem que o consumo de água seja maior. Fique atento!

Qual é o seu método para beber mais água e manter a pele sempre saudável? Conte para a gente através dos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2014-2021. Portal da Nutrição Estética.