10 dicas para uma Alimentação Saudável

Confira as dicas da nutricionista Monica Dalmacio para incorporar em sua alimentação diária.

1. Diminua o consumo de sal. O sódio é essencial para o bom funcionamento do organismo, porém, o excesso pode aumentar a pressão sanguínea, provocar hipertensão, doença que abre portas para problemas cardíacos. Evite temperos prontos e abuse das ervas para realçar o sabor.

2. Consuma feijão ao menos uma vez ao dia. Varie os tipos de feijões usados e as formas de preparo. Outros tipos de leguminosas como lentilha, soja e grão-de-bico, são bem vindos. O segredo está na proporção, duas colheres de arroz para duas de feijão. Esta dupla proporciona uma combinação completa de proteínas.

3. Ricas em minerais, fibras e vitaminas, frutas e legumes não podem ficar de fora do cardápio. Aumente e varie o consumo, pois isto só contribuirá para o bom funcionamento do organismo, já que regulam o intestino, saciam e previnem doenças.

4. Alimente-se de 3 em 3 horas e não pule refeições. Café da manhã, almoço, jantar são extremamente importantes.

5. Reduza o consumo de gordura. Carnes com gordura, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos devem ser consumidos apenas 1 vez por semana. Prefira os alimentos assados, leite e iogurte desnatados e queijos brancos

6. Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis – Calcule seu Índice de Massa Corpórea e veja se seu peso está adequado para a sua altura

7. Evite ao máximo alimentos ricos em açúcar e substitua-os por cereais integrais

8. Beba água. Você sabia que 60% do nosso corpo é formado por água? Ingira em média 2 litros de água por dia.

 

 

Deixe aqui seu Comentário

Loading Facebook Comments ...
A Dra. Monica Dalmacio é a nutricionista consultora do Fantástico, do programa Medida Certa. É professora convidada da Dra. Ana Carolina Puga e coordenadora da Pós-Graduação de Nutrição Estética e Esportiva do Nepuga.